Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

FÉRIAS: O que muda com a Reforma Trabalhista?

há 4 anos


A lei 13.467 de 2017, que altera a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), entrou em vigor em 11 de novembro de 2017 e trouxera inúmeras mudanças nos direitos que envolvem os trabalhadores, e dentre eles, podemos destacar as férias.

As férias nada mais são do que o direito do trabalhador ao descanso anual e remunerado, que tem por escopo propiciar, não apenas, um período de descanso ao empregado, mas também, maior convívio com a família e amigos.

O período de férias que a lei considera como ideal é de 30 (trinta) dias, podendo, tal período, ser fracionado, conforme § 1º do artigo 134 da CLT (artigo alterado pela Lei 13.467/2017), desde que haja a concordância do empregado.

Assim, havendo a concordância de ambas as partes, as férias poderão ser usufruídas em até 3 (três) períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 (quatorze) dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a 5 (cinco) dias corridos cada um (Art. 134, § 1º, CLT).

Importante mencionar que o fracionamento das férias, antes da reforma trabalhista, era permitida em até 2 (dois) períodos, porém em casos excepcionais, tão somente.

Outro ponto a destacar se refere às férias do trabalhador que labora no regime de tempo parcial, pois, antigamente, o período de férias destes empregados era limitado entre 8 e 18 dias, conforme a carga horária do trabalho semanal, porém, a reforma trabalhista alterou tal dispositivo da CLT, e hoje, independente do regime do trabalhador, este terá direito a férias de 30 dias, nos moldes da legislação.

Necessário aqui ressaltar, que tal dispositivo não se estende aos empregados domésticos, pois estes possuem lei específica, qual seja, a Lei Complementar 150 de 1 de junho de 2015, que já permitia o fracionamento em até 2 (dois) períodos, sendo um deles de no mínimo 14 (quatorze) dias corridos (§ 2, do art. 17 da LC n. 150/2015). Porém, neste caso, o fracionamento ficará a cargo do empregador e não do empregado, conforme assim dispõe a CLT.

  • Publicações13
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações126
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ferias-o-que-muda-com-a-reforma-trabalhista/825934058

Informações relacionadas

Alexander Braz, Advogado
Artigoshá 7 anos

Reforma Trabalhista - Férias

Valter Carneiro, Advogado
Artigoshá 5 anos

As férias da doméstica contratada em regime de tempo parcial de trabalho

Vitor Pécora, Advogado
Artigoshá 5 anos

Fracionamento de Férias - Reforma Trabalhista

Tiago Aquines, Advogado
Artigoshá 6 anos

Férias Fracionada- Como fica o pagamento?

Leticia Maria Martins, Estudante de Direito
Notíciashá 3 anos

Aposentadoria por invalidez.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)